No Passeio Curto II iniciaremos no lado do rio onde está a parte baixa da cidade. Visitaremos os bairros históricos: Cidade Nova (Nové Město) e Cidade Velha (Staré Město). O ponto de início do passeio pode variar em acordo a posição do hotel. Para os hotéis que encontram-se fora do centro, recomenda-se iniciarmos na parte central da cidade com maior facilidade logística em relação ao hotel.
Dessa maneira, estaremos otimizando o passeio. Tais detalhes serão definidos via e-mail ou telefone. Quando houver a necessidade de nossa flexibilidade em apanhá-los no hotel afastado do centro deverá ser considerado o fato de que poderá implicar na diminuição de conteúdos a serem apresentados ou na necessidade de excedermos em hora extra ou certa dinamização do passeio.
Se iniciado na Cidade Nova, partiremos da praça mais marcante das manifestações do povo Tcheco, ponto onde eles lutaram por sua independência a Praça Venceslau e seu vistoso Museu Nacional que estará ao fundo para fazermos fotos memoráveis.
Muitos dos eventos marcantes de Praga e República Tcheca ocorreram nesta praça e serão apresentados detalhadamente a medida em que caminharmos na mesma. A Praça Venceslau têm belos exemplos dos movimentos de Art Nouveau e Art Decó. Além de alguns edifícios bem atuais. Podemos dizer que trata-se de um ótimo ponto para as compras de presentes e lembrancinhas, sendo alguns deles com preços mais atrativos quando comparados aos outros bairros históricos de Praga.
Caminhando pela Praça Venceslau avistaremos as torres da Cidade Nova e conheceremos seus papéis na história de Praga. Como próximo passo uma rua interessantíssima, também ideal para as compras que serão feitas após o passeio. Desta rua veremos nossa embaixada na República Tcheca.
Ainda na mesma rua veremos a fachada do antigo Banco Nacional da Boêmia. Tal rua termina na Praça da República (Námestí Republik), onde encontraremos a grande obra prima do Art Nouveau e Decó Tchecos, a Casa Municipal (Obecní dům), além de outros importantes monumentos que serão apresentados detalhadamente.
Sendo em frente às suas fachadas apresentados fatos desde as lendas romanescas que levaram a fundação de Praga até o período Art Nouveau. Na antiga Casa Municipal, uma curta visita interna ao espaço, seguindo pelo Hotel Paris de Praga por onde continuará nossa caminhada.
O próximo passo será uma bela pracinha que antecede a Praça da Cidade Velha, podemos até chamá-la como a divisão dentre o subdistrito do Bairro Judeu e da Cidade Velha. Entenderemos seu papel importante no passado comercial da cidade de Praga.Ao sairmos da pequena praça chegaremos a uma das mais belas praças das capitais européias. A Praça da Cidade Velha (Staromestké Námestí) outro marco fundamental da luta Tcheca pela independência. Nela faremos inúmeras fotos e Vocês se sentirão encantados por sua beleza e pela bravura da história do povo tcheco.
Admiraremos o seu incrível relógio astronômico e iremos nos arrepiar com o soar das cornetas anunciando a hora cheia para continuarmos o passeio.
Nossa rota seguirá pelas ruas estreitas da Cidade Velha e quando na Ponte Carlos avistaremos outros pontos da cidade e o maravilhoso Castelo de Praga e ao chegarmos em Malá Strana (Bairro Pequeno) estaremos encerrando nosso memorável passeio.
|