A Cidade Fortaleza de Terezín está localizada há 62 km a noroeste de Praga. Terezín foi construída ao final do séc. XVIII e está dividida em duas partes: Fortalezas Pequena e Grande.
Em nossa visita iniciaremos na fortaleza pequena. Primeiro veremos o cemitério da fortaleza. Ao passarmos pelo portão principal, seremos acompanhados por um dos guias locais que apresentará todo o complexo da fortaleza pequena e suas histórias nos idiomas inglês ou espanhol, os passeios na fortaleza pequena são em grupos, eles retratam a vida dos considerados criminosos pela gestapo nesse espaço.
Saberemos dos fatos que influenciaram para a construção de ambas as fortalezas. Desde o fim século XVIII até sua utilização nas Primeira e Segunda Guerra Mundiais. O espaço preserva todas as dependências e móveis de época. As dependências de nosso interesse restringem-se aos mais tristes episódios do recente século. Conheceremos em detalhes os fatos sobre as vítimas e como eles eram tratados pelos nazistas.
De celas solitárias a grandes aglomerações dos dormitórios, salas de interrogação e etc.
Dentre os espaços visitados nos será apresentada a cela onde pereceu o estudante anarquista Gravilo Princip, ele liderou o grupo de assassinos responsáveis pela morte do arquiduque austríaco Franz Ferdinand e sua esposa Sophie.
Visitaremos salas que irão surpreender-nos sobre as estratégias organizadas pelos nazistas para a visita da Cruz Vermelha durante a segunda metade da Guerra. Veremos os pontos de fuga, por onde poucos conseguiram escapar. Bem como, conheceremos como a construção poderia ser eficaz contra o inimigo caso o complexo um dia fosse atacado.
Iremos nos surpreender sobre a eficiência do plano original de construção da fortaleza pequena e caminharemos por um túnel de defesa por mais de 500 metros. Visitaremos o local para as execuções por fuzilamento em massa.
Teremos ao final da visita à fortaleza pequena um filme que retrata a propaganda nazista aplicada para a visita da Cruz Vermelha e no vídeo veremos detalhes importantes sobre as transferências das vítimas de Terezín, aos campos de extermínio. Bem como, conheceremos detalhes sobre as epidemias que devastaram o espaço e as rotinas de trabalhos forçados, os quais, os prisioneiros estiveram expostos.
Sairemos da fortaleza pequena e com o veículo chegaremos a fortaleza grande, onde nela conheceremos detalhes sobre a vida dos judeus civis que ali estiveram vivendo seus últimos dias, onde as famílias eram separadas logo quando chegavam ao gueto, a sinagoga secreta, o teatro dos que viviam no gueto e seus dormitórios, dentre outras dependências. Visitaremos em detalhes o necrotério, outros cemitérios e também o grande crematório.
Na praça principal apresentaremos fatos que nos levarão a reflexão sobre o sofrimento, em especial das mulheres e crianças. Na mesma praça, uma visita a um museu incrível e bem moderno que nos mostra muitos detalhes sobre o período do holocausto. A preservação do espaço nos surpreenderá, e muito, sobre este fato tão recente da história da humanidade. Os visitantes que desconhecem o idioma receberão os textos em espanhol.
|